A Câmara Municipal de Taboão da Serra realiza hoje, dia 30, a última sessão legislativa antes do recesso parlamentar.
Acompanhe o trabalho dos vereadores. Acesse http://www.camarataboao.sp.gov.br e clique em Sessão Online.
Ouça a história da Publicitária Andréa Filgueira, 36 anos, casada, mãe de 2 filhos e moradora do Parque Monte Alegre, em Taboão da Serra. Vítima de 3 assaltos, Andréa encontrou no Conseg uma forma de lutar contra a violência. A seguir ela conta ao Blog Taboão em Foco como aconteceu o último assalto.
"Felizmente a gente foi salvo por Deus. Ali poderia ter sido o fim de uma família".
Taboão em Foco - Violência Urbana_Andréa Filgueira
"Sargento Johni (PM), Capitão Will (PM), Cida Borghi (Conseg) e Supervisor Sandro (GCM)"
Durante o encontro, que surpreendeu pela quantidade de pessoas presentes, os moradores contaram as situações de violência que presenciaram ou sofreram na cidade ao longo dos anos. Mais do que reclamar, os moradores foram à reunião para contribuir com o serviço da polícia.
Para o Capitão Will com as informações obtidas na reunião a polícia militar vai poder agir ainda mais nesses bairros. "A polícia militar vai agir. Algumas dessas ocorrências inclusive já foram solucionadas.", diz o Capitão.
Para Vicente Bezerra da Silva, morador do município e presente a reunião, os encontros vão ajudar a resolver os problemas da comunidade. "com a ajuda da população nós vamos conseguir o nosso objetivo que é sanar alguns problemas que nós temos no bairro", salienta Silva.
A Presidente do Conseg, Cida Borghi, promete que todas as reivindicações serão levadas as autoridades competentes. "O Conseg vai levar os problemas da comunidade até as autoridades competente", explica Cida.
As reuniões do Conselho de Segurança vão acontecer toda última quinta-feira do mês na Escola Estadual Julieta Caldas Ferraz no Jardim Monte Alegre.
O Clube Atlético Taboão da Serra (CATS) venceu o Palestra São Bernardo por 1 a 0 neste sábado, dia 27. O jogo aconteceu na cidade de São Bernardo do Campo. Agora a equipe ocupa a terceira colocação.
Por Allan dos Reis
Minutos antes do início da sessão legislativa desta terça-feira, dia 23, a câmara municipal já estava lotada. Membros das cooperativas de transporte público foram pedir ajuda aos vereadores para que a licitação no setor não saia nos moldes atuais.
Alegam que é a morte da categoria. Fim do emprego de centenas de trabalhadores.
A licitação está emperrada há tempos. Não saiu até agora porque havia cinco liminares impedindo a abertura do edital. Hoje não tem mais nenhuma.
A briga nos bastidores começou muito antes. Na noite anterior, de segunda para terça, negociaram com o prefeito. A reunião terminou só às quatro da manhã. A palavra do mandatário não foi suficiente. Encontraram nos vereadores Valdevan Noventa (PV) e Eloi (PMDB) um pouco de esperança.
Noventa é presidente da Comissão Permanente de Transporte. Eloi o presidente da câmara. Queriam o apoio do líder do governo, Paulo Félix, mas não conseguiram.
A sessão começou com os discursos dos líderes da Coopertab e da Coopergente. Marlene Araújo, Marcelo Ribas (ver vídeo) e Antonio Lucas da Silva querem sobreviver.
Eloi apresentou dois requerimentos. Quer informações sobre diversos assuntos na área de transportes. Da quantidade de ônibus que circulam no município ao valores que são recolhidos de impostos.
Porém, o líder do governo pediu vistas, por cinco dias, e com exceção do vereador Noventa o pedido foi aprovado. Ponto. Na semana que vem, última sessão do semestre, se necessário, o pedido é prorrogado mais uma vez. Depois, só em agosto.
A pedido do Eloi foi criada uma comissão para acompanhar e conferir as dificuldades no transporte público. Mais uma na casa. Esta terá a presença de um vereador de cada partido.
Félix, Cido, Natal, Noventa, Valter Paulo, Olívio, Eloi, Eckstein e Aprígio são os integrantes da desta comissão.
Paulo Félix partiu para o ataque. Os perueiros queriam uma comissão de investigação. Não há fato determinado, mas queriam. O Líder avisou: “CPI aqui não vai passar. Isso é seguro”, avisou.
Prova que tem a grande maioria dos parlamentares na mão.
Às 20 horas. Fim do primeiro tempo. Fim do expediente.
Na Ordem do Dia apenas um Veto Parcial e duas urgências especiais. Empréstimo junto a Caixa e a criação do conselho de cultura. Tudo aprovado por unanimidade.
O tema da noite era mesmo o transporte.
“se for preciso parar a cidade ou parar a BR para trazer a grande mídia não temos que ter medo”, incentiva o presidente da câmara.
Noventa fez um breve balanço. Falou sobre algumas irregularidades que a empresa Pirajuçara comete na cidade. Uma delas vai parecer esquisita. É o excesso de ônibus nas ruas. Isso mesmo. A empresa, segundo as acusações, coloca mais ônibus para circular para sufocar os perueiros.
Quando entrou em cena novamente o vereador Paulo Félix partiu para o ataque. Usou a ironia para falar com os perueiros.
Primeiro leu um documento da cooperativa com diversos pontos que já estariam concluídos. Porém, na realidade não os foram. Gerou protestos e vaias. Mas era um documento oficial e assinado por um integrante da cooperativa.
Em seguida lembrou-se das lutas ao lado da categoria. Da época em que enfrentava a ‘Tropa de Choque’ nas ruas. Não corria. Não chamava a mamãe. Seguia firme.
Chamado de mentiroso ficou bravo. Atacou. “tem gente que vai chamar mamãe, mamãe, na hora do confronto”.
Lembrou que política não é jogo de criança. Não é dama. Aplicou o golpe fatal.
O xeque-mate veio quando o líder lembrou que às cooperativas só têm uma alternativa. Negociar. Não há mais liminares. A licitação pode sair a qualquer momento.
Sentiram o golpe. No final da sessão se aproximaram de Félix. Conversaram, cumprimentaram e pediram para que o vereador não os abandone. Fim do jogo. Xeque-mate.
CÂMARA EM NÚMEROS
Indicações:
Foram aprovadas 71 indicações. Os temas mais solicitados são: recapeamento asfáltico, instalação de lombada, limpeza de bueiro, placa de sinalização, iluminação pública, entre outros.
Olívio: 3
Cido: 3
Eckstein: 3
Macário: 9
Depieri: 16
Carlos Andrade: 37
Requerimentos:
Foram aprovados 3 requerimentos. Votos de pesar e louvor, além de solicitação junto ao executivo para instalação de serviço de hematologia.
Nóbrega: 1
Carlos Andrade: 1
Depieri: 1
A briga chegou a câmara e uma das exigências do grupo era a criação do conselho.
Para o líder do governo, Paulo Félix (PSDB), que intermediou a conversa entre a classe artistas e a prefeitura a criação do conselho é uma luta antiga e um avanço na área cultural do município.
“Fica criado o Conselho Municipal de Cultura, órgão de instância colegiada de caráter permanente, consultivo e propositivo, com a finalidade de auxiliar o Poder Executivo no planejamento e formulação das políticas públicas e na implantação de ações destinadas ao desenvolvimento da cultura no Município de Taboão da Serra”, rege o artigo 1º.
Classe artística contesta teor do projeto
O grupo de atores presente a câmara contestou o teor do projeto. Na semana passada já haviam contestado e através do vereador Valdevan Noventa (PV) sugeriram a alteração de alguns pontos.
As emendas, quatro, não foram aprovadas. Nenhuma. Duas mudanças significativas. Primeiro: O conselho seria composto por 10 integrantes e não 9 com foi aprovado. Metade deles ligados à prefeitura e a outra da sociedade civil. Segundo: o conselho não seria apenas consultivo.
A não aprovação das emendas é resultado da falta de ‘jogo de cintura’ da classe artística. Minutos antes da votação eles ainda discutiam, afoitamente, pontos prejudiciais no projeto. Era tarde.
Para o ator e diretor Mario Pazini é o fim. “Vamos continuar fazendo cultura, mas fora do município”, lamenta.
Pazini faz parte do premiado Grupo Clariô de Teatro. Estão localizados em Taboão da Serra, mas o reconhecimento vem apenas 'de fora'. No I Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro foram 3 troféus. 5 indicações.
O líder do governo afirma que as emendas não foram aprovadas por “criar um desequilíbrio ilegal” no número de membros da comissão. “A emenda eleva para 12 membros. Sendo 7 da sociedade civil e 5 do executivo”, explica. Porém, a emenda sugere a composição com 10 membros.
Agora o projeto vai para sanção do prefeito. E ponto final.
* Texto alterado às 13h52: correção de texto
O Vereador Paulo Félix (PSDB), líder do governo, faz um balanço do que aconteceu na Câmara Municipal de Taboão da Serra nesta terça-feira, dia 23.
Nota: O Blog Taboão em Foco está testando a possibilidade de comunicar-se com seus leitores via áudio. Gostaríamos de ouvir a sua opinião a respeito deste áudio.
A enquete do Blog Taboão em Foco sobre o 'Terceiro Mandato para os cargos de Presidente, Governador e Prefeito' mostra que metade da cidade apóia e a outra metade é contra mais um mandato. Foram apenas 14 votos.
A PEC 373/09 recebeu parecer contrário na Comissão de Constituição e Justiça.
O resultado desta enquete não tem qualquer valor científico.
A Câmara Municipal de Taboão da Serra deve votar hoje o projeto de lei 064/2009, encaminhado pelo executivo municipal, que cria o Conselho e o Fundo Municipal de Cultura. O projeto está para ser votado há duas semanas.
O vereador Valdevan Noventa (PV) quer alterar o projeto. Suas propostas alteram os artigos 3, 4, 6 e 15.
O Ministério do Trabalho divulgou a pouco os números do emprego em maio de 2009. Taboão da Serra continua demitindo os seus trabalhadores. O déficit foi de 43 vagas.
Embu e Itapecerica da Serra continuam contratando. Embu tem saldo positivo de 153 vagas. Itapecerica de 82 trabalhadores.
O Clube Atlético Taboão da Serra (CATS) goleou fora de casa por 4 a 1 o Barcelona, de Santos. A equipe chegou a 12 pontos e está novamente na zona de classificação. O time vinha de derrota dentro de casa.
O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quarta-feira, dia 17 , por 8 votos a 1, que para exercer a profissão de jornalista não será mais necessário a obrigatoriedade do diploma de jornalismo. A decisão apenas regulamenta a realidade dos municípios cortados pela BR-116.
Em Taboão da Serra, e na região do Conisud, temos uma infinidade de jornais. A grande maioria desses veículos de comunicação não tem qualidade técnica, compromisso com a verdade, ética e esquece que o grande compromisso do jornalista é com você: LEITOR. Os moradores dessas cidades também estão acostumados a receberem, em período eleitoral, no quintal de suas casas porcarias travestidas de informação. É a manipulação jornalística usada com fins eleitorais.
Não bastasse isso, todos os finais de semana as bancas de jornais são abastecidas por jornais que publicam apenas materiais produzidos pelas assessorias de imprensa das prefeituras, das câmaras e dos vereadores. Isso quando não 'chupam' matérias de outras fontes de informação e escondem a origem dela ao leitor.
Outro grave problema da nossa imprensa é não falar com as autoridades do município. São raras as publicações, isso quando não produzida pelas respectivas assessorias, com as opiniões das autoridades responsáveis pela área debatida. Como falar em saúde e não ouvir ninguém da Secretaria de Saúde? Como falar de segurança e não falar com secretários e delegados?
O Blog Taboão em Foco, que ainda engatinha no município, tem compromissos claros: Ética, Responsabilidade, Respeito as Fontes e Compromisso com o leitor.
A sessão legislativa na Câmara Municipal de Taboão da Serra, desta terça-feira, dia 16, durou menos de 20 minutos. O início da sessão começou às 18h31 e dezenove minutos, com todas as votações realizadas, o Presidente da Câmara, José Luiz Eloi, liberou um grupo de vereadores que foram acompanhar a entrega de uniformes escolares aos alunos da rede municipal.
Mesmo com as votações encerradas e a saída de parte dos vereadores, o líder do governo, Paulo de Souza Félix, e o vereador Natal foram à tribuna. Félix disse, mais uma vez, que a prefeitura não irá tolerar ações de desordem na cidade. Segundo o líder serão alugados guinchos para tirar todos os veículos estacionados em locais proibidos e em praças públicas e que todas as caçambas não regularizadas serão removidas à Usina.
LDO Aprovada
Durante os poucos minutos de sessão, os vereadores aprovaram, em segunda votação, por unanimidade a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2010. A primeira votação aconteceu na sessão anterior.
CÂMARA EM NÚMEROS
Projetos de Lei
Foram aprovados dois projetos de lei encaminhados pelo Executivo Municipal. Porém, na LDO há emendas feitas pelos vereadores.
Executivo Municipal: Lei 067/2009 (encaminhado com Urgência Especial)
Executivo Municipal: Lei 042/2009 – Estabelece diretrizes a serem observadas na elaboração da lei orçamentária do Município para o exercício de 2010.
Requerimentos:
Foram aprovados 11 requerimentos. Entre eles têm o pedido, do colegiado de vereadores, para que a prefeitura conceda um terreno para que seja construído o prédio da câmara municipal. Hoje a câmara paga mensalmente à quantia de R$ 17.309,40 de aluguel.
Colegiado de Vereadores: 1
Bancada do PV, PR e PRB: 1
Nóbrega: 1
Eckstein: 2
Carlos Andrade: 2
Valdevan: 4
Indicações
Foram aprovadas 92 indicações. Os temas mais solicitados são: recapeamento asfáltico, instalação de lombada, limpeza de bueiro, placa de sinalização, iluminação pública, entre outros.
Aprígio: 1
Natal: 1
Cido: 2
Depieri: 3
Eckstein: 6
Valdevan: 8
Arnaldo: 9
Macário: 12
Eloi: 12
Carlos Andrade: 38
O Clube Atlético Taboão da Serra (CATS) perdeu, em casa, por 3 a 1 para o Guarulhos na manhã deste sábado, dia 13. Com um jogo a menos, a equipe ocupa a quinta colocação com 9 pontos. Na próxima rodada a equipe sai para enfrentar o Barcelona.
O Prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias, decretou ponto facultativo em todas as repartições públicas no dia 12 de junho, sexta-feira. Apenas os serviços essenciais vão funcionar durante o feriado prolongado em forma de plantão.
A aprovação do projeto de lei 064/2009 que "Cria o Conselho Municipal de Cultura, o Fundo Municipal de Cultura e dá outras providências" enviado pelo Executivo Municipal não entrou na pauta mais um vez. O projeto chegou a Câmara Municipal na terça-feira, dia 2, passada.
A sessão desta terça-feira, dia 9, contou com a presença do Diretor da Divisão de Cultura e futuro presidente do conselho, Joilson Rodrigues Pires, e de outras pessoas da área cultural da cidade que saíram sem entender porque não foi votado a lei que cria o conselho.
O líder do governo, Paulo Félix (PSDB), diz que o projeto só não entrou em votação porque faz questão que o grupo de atores que mobilizaram-se para criação do conselho esteja presente. Ontem, apesar da mobilização por email, a presença se resumiu a 3 ou 4 pessoas.
O Blog Taboão em Foco publica abaixo quem são os deputados paulistas que desejam o terceiro mandato e quantos votos eles cada um recebeu em Taboão da Serra. Com você pode conferir abaixo, muito deles têm relação muito próxima com os políticos da região. Confira:
Nota: os emails foram publicados para que você encaminhe uma mensagem ao seu deputado/representante elogiando ou criticando essa proposta.ANTONIO BULHÕES - PMDB - 2.713 votos em TS
Email:dep.antoniobulhoes@camara.gov.brJOÃO PAULO CUNHA (PT) - 2.599 votos em TS
Email:dep.joaopaulocunha@camara.gov.br
.
.
.
.
.
.
.PAULO PEREIRA DA SILVA (PDT) - 1.514 votos em TS
Email:dep.paulopereiradasilva@camara.gov.brCARLOS ZARATTINI (PT)1.290 votos em TS
Email:dep.carloszarattini@camara.gov.brALDO REBELO (PCdoB) - 535 votos em TS
Email:dep.aldorebelo@camara.gov.brFRANCISCO ROSSI (PMDB) - 377 votos em TS
Email:dep.franciscorossi@camara.gov.brJOSÉ EDUARDO CARDOZO (PT) - 362 votos em TS
Email:dep.joseeduardocardozo@camara.gov.brMÁRCIO FRANÇA (PSB) - 78 votos em TS
Email:dep.marciofranca@camara.gov.br
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
ABELARDO CAMARINHA (PSB) - 41 votos em TS
Email:dep.abelardocamarinha@camara.gov.brMILTON MONTI (PR) - 28 votos em TS
Email:dep.miltonmonti@camara.gov.br
.
.
.
.
DR. TALMIR (PV) - 10 votos em TS
Email:dep.dr.talmir@camara.gov.brFERNANDO CHIARELLI (PDT) - 8 votos em TS
Email:dep.fernandochiarelli@camara.gov.br
.
.
.
.
.
DR. NECHAR (PV) - 6 votos em TS
Email:dep.dr.nechar@camara.gov.br
A noite desta terça-feira, dia 02, a câmara municipal de Taboão da Serra ultrapassou a marca de 1000 indicações. Confira a indicação abaixo:
1000/2009 – Carlos Andrade – colocação de placa “Proibido Jogar Lixo” – Rua
Carlos Ferreira Lino, 100 – Jd. Maria Luiza
Acompanhados pela professora Helen Flávia de Lima, os alunos acompanharam atentamente tudo o que era discutido entre os vereadores. Durante a noite foram aprovadas mais de 130 indicações, mais de 15 requerimentos e um projeto de lei do executivo que pretende qualificar os trabalhadores da frente de trabalho.
Para a professora essa é uma grande oportunidade de aprendizado para os alunos porque junta o aprendizado da sala de aula com a realidade. E por isso que, junto com a coordenação da escola, optaram por “trazer esses alunos aqui para saber de fato como é organizado o poder legislativo municipal. O objetivo foi esse”, ressalta Helen que ficou contente com a quantidade de pessoas presentes. “Eu pensei que a participação da população fosse menor, mas estou surpresa mesmo com essa quantidade de pessoas”, conclui.
Uma das mais empolgadas do grupo era a aluna Marília Correia dos Santos, 13 anos, que junto com a amiga Camila Ferreira de Almeida escreveram um texto crítico, que foi lido na tribuna, relatando os principais problemas da cidade, na visão delas, como falta de energia elétrica nas ruas, falta de segurança na porta de escola, entre outras preocupações.
Marília já decidiu o seu futuro. Vai ser atriz, e concedeu à primeira entrevista, “de muitas”, como fez questão de frisar, ao blog Taboão em Foco.
Raio-XVocê faz xixi no banho?
Sim - 6 votos - 100%
Não - 0 votos - 0%
A Paixão de Cristo foi:
Boa - 20 votos - 86%
Ruim - 2 - votos - 8%
Eu não assisto - 1 voto - 4%
Jornalista, 29 anos, paulistano, corintiano, bom
amigo, apaixonado por política, pela cidade, pelo terceiro setor, pela namorada
e descobrindo os segredos da fotografia.Em Taboão da Serra mantém este blog, escreve para o jornal Hoje em notícias e 'adotou' os 13 vereadores na campanha 'Adote um Vereador'.
Contato: allandosreiss@gmail.com