quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Vereadores discutem destituição da mesa diretora

Por Allan dos Reis

A Câmara Municipal de Taboão da Serra registrou na noite desta terça-feira, dia 15, mais uma noite tensa no mês de Setembro. Desta vez a tensão foi interna. 11 parlamentares aprovaram um requerimento para apurar possível quebra de decoro parlamentar do Presidente da Câmara José Luiz Eloi (PMDB). Os vereadores acusam o presidente de conivência com os atos de violência que representantes do transporte alternativo fizeram no início do mês, quando até ovos foram jogados no plenário.

Para lavar a roupa suja, os 13 vereadores preferiram se fechar em uma sessão secreta, que teve inicio após a sessão pública, que demorou mais de quatro horas. Oficialmente nenhum vereador pode falar sobre o que aconteceu durante a sessão secreta, mas o Blog Taboão em Foco conversou com importantes vereadores que nos contam o que aconteceu.

No primeiro momento da reunião, os vereadores, um a um, falaram sobre os fatos que o fizeram assinar o requerimento. Em seguida, ouviram os pedidos de desculpas do Presidente da Câmara. “É uma reação que não acontecia há muito tempo”, afirmou um dos ouvidos.

Mas é a crise política que promete esquentar os bastidores nos próximos dias. A longa reunião não tirou a idéia de alguns vereadores de destituírem a Mesa Diretora da Câmara. “É uma situação muito complicada”, afirmou outro vereador.

Logo após a sessão todos respondiam de forma sucinta. “Foi tudo bem”, afirmavam.

Alguns vereadores acreditam que a denuncia publicada no jornal Folha de S.Paulo, que acusa os vereadores José Luiz Eloi (PMDB) e Valdevan Noventa (PV) de ligação com o crime organizado, reforça o pedido de destituição da mesa.

Os vereadores afirmam que em caso de novas denuncias, e suas respectivas provas, fica insustentável a manutenção dos vereadores no comando da mesa diretora. Oficialmente nada será dito até a próxima sessão.

Ao fim da sessão secreta, a ata foi lavrada, lida, aprovada, colocada em uma caixa, lacrada com fitas isolantes e arquivada. Apenas em sessão secreta as atas podem ser reexaminadas.

Nenhum comentário: