sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Praça amanhece suja

Na manhã desta sexta-feira, dia 28, a praça Nicola Vivilechio estava suja com "santinhos" do candidato a deputado estadual, nas eleições passadas (2006), Paulo Silas.

Nota: O candidato declarou ao Tribunal Superior Eleitoral que arrecadou e gastou em sua campanha R$ 32.000,00.

Por Allan dos Reis

Taboão inicia luta por acessibilidade

Há uma semana foi o "Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência". A cidade de Taboão da Serra ainda tem muito, ou quase tudo, a fazer nessa questão, mas também muito está sendo feito. Uma delas é que a cidade tem o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPC), onde toda 2ª segunda-feira do mês há um encontro entre Ongs, Poder Público, Empresas e munícipes para discutir e traçar políticas públicas voltadas à essas pessoas.

Um outro passo importante para melhorar a acessibilidade é fiscalizar se todas as obras construídas e inauguradas pela prefeitura estão cumprindo as normas de Acessibilidade. Para isso, segundo a presidente do CMPC, Elyria Bonett Yoshida Credidio, será criado a Comissão Permanente de Acessibilidade "que deverá acompanhar e fiscalizar as ações e construções do município para o cumprimento da legislação", informa.

Porém, o trabalho mais importante tem sido realizado por entidades civis que através de voluntários e as parcerias realizadas com empresas privadas e o poder público têm trazido ao convívio social as pessoas com deficiência. A inclusão está ocorrendo através de passeios, capacitação profissional, pelo esporte entre outros.

O simples fato dessas pessoas saírem da "frente da tv" e passarem a ocupar e utilizar os espaços públicos é uma grande vitória. Conheça agora 3 instituições que trabalham nessa inclusão.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

"Respeitadas, Livres e Independentes"

Discurso elaborado por Felipe Codina, presidente da Associação Paradesportiva de Taboão da Serra (APTS)e lido pelo seu pai, Alvim J.Silva, no dia 18 de setembro na Câmara Municipal de Taboão da Serra.

Parte 1


Parte 2


Parte 3

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Você sabe que símbolo é este?

Clique aqui e conheça o significado deste símbolo.

Por Allan dos Reis

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Ausência!

Hoje não posso acompanhar o trabalho dos nossos vereadores na Câmara. Porém, amanhã vou pedir um resumo para a assessoria de imprensa e publicarei por aqui.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

A complicada arte de ver - Rubem Alves

Ela entrou, deitou-se no divã e disse: "Acho que estou ficando louca". Eu fiquei em silêncio aguardando que ela me revelasse os sinais da sua loucura. "Um dos meus prazeres é cozinhar. Vou para a cozinha, corto as cebolas, os tomates, os pimentões - é uma alegria! Entretanto, faz uns dias, eu fui para a cozinha para fazer aquilo que já fizera centenas de vezes: cortar cebolas. Ato banal sem surpresas. Mas, cortada a cebola, eu olhei para ela e tive um susto. Percebi que nunca havia visto uma cebola. Aqueles anéis perfeitamente ajustados, a luz se refletindo neles: tive a impressão de estar vendo a rosácea de um vitral de catedral gótica. De repente, a cebola, de objeto a ser comido, se transformou em obra de arte para ser vista! E o pior é que o mesmo aconteceu quando cortei os tomates, os pimentões... Agora, tudo o que vejo me causa espanto.

"Ela se calou, esperando o meu diagnóstico. Eu me levantei, fui à estante de livros e de lá retirei as "Odes Elementales", de Pablo Neruda. Procurei a "Ode à Cebola" e lhe disse: "Essa perturbação ocular que a acometeu é comum entre os poetas. Veja o que Neruda disse de uma cebola igual àquela que lhe causou assombro: 'Rosa de água com escamas de cristal'. Não, você não está louca. Você ganhou olhos de poeta... Os poetas ensinam a ver".

Ver é muito complicado. Isso é estranho porque os olhos, de todos os órgãos dos sentidos, são os de mais fácil compreensão científica. A sua física é idêntica à física óptica de uma máquina fotográfica: o objeto do lado de fora aparece refletido do lado de dentro. Mas existe algo na visão que não pertence à física.

William Blake sabia disso e afirmou: "A árvore que o sábio vê não é a mesma árvore que o tolo vê". Sei disso por experiência própria. Quando vejo os ipês floridos, sinto-me como Moisés diante da sarça ardente: ali está uma epifania do sagrado. Mas uma mulher que vivia perto da minha casa decretou a morte de um ipê que florescia à frente de sua casa porque ele sujava o chão, dava muito trabalho para a sua vassoura. Seus olhos não viam a beleza. Só viam o lixo.

Adélia Prado disse: "Deus de vez em quando me tira a poesia. Olho para uma pedra e vejo uma pedra". Drummond viu uma pedra e não viu uma pedra. A pedra que ele viu virou poema.

Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem. "Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. Não basta abrir a janela para ver os campos e os rios", escreveu Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa. O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido. Nietzsche sabia disso e afirmou que a primeira tarefa da educação é ensinar a ver. O zen-budismo concorda, e toda a sua espiritualidade é uma busca da experiência chamada "satori", a abertura do "terceiro olho". Não sei se Cummings se inspirava no zen-budismo, mas o fato é que escreveu: "Agora os ouvidos dos meus ouvidos acordaram e agora os olhos dos meus olhos se abriram".

Há um poema no Novo Testamento que relata a caminhada de dois discípulos na companhia de Jesus ressuscitado. Mas eles não o reconheciam. Reconheceram-no subitamente: ao partir do pão, "seus olhos se abriram". Vinicius de Moraes adota o mesmo mote em "Operário em Construção": "De forma que, certo dia, à mesa ao cortar o pão, o operário foi tomado de uma súbita emoção, ao constatar assombrado que tudo naquela mesa - garrafa, prato, facão - era ele quem fazia. Ele, um humilde operário, um operário em construção".

A diferença se encontra no lugar onde os olhos são guardados. Se os olhos estão na caixa de ferramentas, eles são apenas ferramentas que usamos por sua função prática. Com eles vemos objetos, sinais luminosos, nomes de ruas - e ajustamos a nossa ação. O ver se subordina ao fazer. Isso é necessário. Mas é muito pobre. Os olhos não gozam... Mas, quando os olhos estão na caixa dos brinquedos, eles se transformam em órgãos de prazer: brincam com o que vêem, olham pelo prazer de olhar, querem fazer amor com o mundo.Os olhos que moram na caixa de ferramentas são os olhos dos adultos.

Os olhos que moram na caixa dos brinquedos, das crianças. Para ter olhos brincalhões, é preciso ter as crianças por nossas mestras. Alberto Caeiro disse haver aprendido a arte de ver com um menininho, Jesus Cristo fugido do céu, tornado outra vez criança, eternamente: "A mim, ensinou-me tudo. Ensinou-me a olhar para as coisas. Aponta-me todas as coisas que há nas flores. Mostra-me como as pedras são engraçadas quando a gente as têm na mão e olha devagar para elas".

Por isso - porque eu acho que a primeira função da educação é ensinar a ver - eu gostaria de sugerir que se criasse um novo tipo de professor, um professor que nada teria a ensinar, mas que se dedicaria a apontar os assombros que crescem nos desvãos da banalidade cotidiana. Como o Jesus menino do poema de Caeiro. Sua missão seria partejar "olhos vagabundos"...

Clique aqui e saiba mais

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Você sabe?

Quantos funcionários com defiência, concursados, trabalham na Prefeitura?

Conheça a Taboão ideal para a Pessoa Deficiente

A partir da "I Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Taboão da Serra" realizada no final de 2005, o Conselho Municipal da Pessoa Deficiente elaborou um Plano de Ação com as providências necessárias, em diversas áreas, que os órgãos públicos precisam tomar para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. O documento foi enviado recentemente ao prefeito Evilásio Farias para que seja incluídas, ainda, no Orçamento de 2008.

Este blogueiro teve acesso ao Relatório Final da I Conferência que serviu de base para o Plano de Ação e transcreve o mesmo na integra.

Trabalho:
* Garantir a inserção no mercado de trabalho
* Garantir o cumprimento da Lei de Cotas pelas empresas
* Proporcionar projetos de geração de renda

Como: a) Investir na escolarização e capacitação das pessoas com deficiência: identificar, ampliar e criar cursos profissionalizantes; estabelecer parcerias com SENAI/SENAC/SEBRAE/SESI/ONGs

Assistência Social:
* Garantir à pessoas com deficiência e suas famílias acesso à informação, programas sociais e benefícios, conhecimento de direitos e deveres
* Garantir o protagonismo das pessoas com deficiência e suas famílias no proc. hab/reab

Como: a) Desenvolver processo de cadastramento das pessoas com deficiência; realizar seminários, palestras, utilizar os meios de comunicação para disseminar informações e sensibilizar a comunidade. b) Realizar trabalho social com as pessoas e suas famílias para serem agentes do seu processo de reabilitação e inclusão social

Saúde:
* Criar serviços de reabilitação com equipes multiprofissional
* Garantir materiais e equipamentos para o atendimento

Como: a) Identificar serviços de saúde no município; reservar no orçamento recursos financeiros para implementação de projetos/programas e serviços. b) Secretaria Municipal de Saúde estabelecer com empresas, instituições de ensino, fundações, ONGs; priorizar atendimento à pessoas com deficiência nos recursos público de saúde.

Educação:
* Garantir a escolaridade da pessoa com deficiência através da inclusão em classe comum
* Garantir a escolaridade da pessoa com deficiência em classes especiais
* Garantir atendimento ao Jovem e Adulto
* Integração dos Serviços Públicos

Como: a) Oferecer capacitação em serviços aos professores e incluir o tema nos currículos de cursos de formação de professores. b) Manter uma Equipe Multidisciplinar de Apoio ao docente e ao aluno. c) Ter uma equipe Municipal de Triagem para diagnósticos e encaminhamento adequado às classes especiais ou comuns. d) Oferecer atividades fora do horário de aula para tratamentos específicos (fisio, fono, psicológico, ...). e) Estabelecer parcerias ou convênios com entidades e empresas que ofereçam profissionalização e outras atividades ocupacionais. f) Criar Centros de Convivências e garantir pessoal capacitado e programas para deficientes. g) Centralizar no Centro de Referência, as informações sobre todos os serviços disponíveis no municípío e a forma de acesso. h) Desenvolver campanhas informativas e educativas

Cultura, Esporte e Lazer
* Garantir acesso à cultura, esporte e lazer

Como: a) Equipar bibliotecas com recursos didáticos/eletrônicos específicos às diversas necessidades especiais b) Propiciar atividades de cultura, esporte e lazer nos Centros de Convivência em cada bairro, para possibilitar a participação dos deficientes.

Acessibilidade Arquitetônica, Urbanística e de Transporte
* Garantir o cumprimento da legislação relativa à acessibilidade
* Garantir a fiscalização para o cumprimento da lei
* Garantir transporte acessível para a população

Como: a) Divulgar as leis e eventos sobre os direitos das pessoas com deficiência, principalmente na periferia. b) Adaptar as edificações, equipamentos e mobiliários de uso público e coletivo. c) Exigir que o comércio e serviços sejam acessíveis, com banheiros adaptados. d) Providenciar acesso a todas as áreas do Parque das Hortências. e) Implantar sinalização urbana adaptada, não só na área central, mas em toda a cidade. f) Prefeitura realizar a fiscalização efetiva para o cumprimento da lei. g) O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência deve ter papel de fiscalização e de divulgação das leis. h) Adaptação do transporte coletivo conforme a demanda da cidade e atendimento de porta em porta, quando necessário. i) Capacitação e Orientação para os motoristas de transporte público. j)Garantir vagas para pessoas com deficiência em estacionamentos e ter fiscalização efetiva.

Acessibilidade à Informação, à Comunicação e às Ajudas Técnicas
* Garantir acesso a ajudas técnicas

Como: a) Propiciar acesso gratuito às pessoas com deficiência com relação às ajudas técnicas necessárias conforme a demanda: cadeiras de rodas, aparelhos auditivos e visuais, livros em Braille e outros. b) Proporcionar financiamento para implantar oficinas e cooperativas para reparos e confecção de órteses e protoses. c) Implantar telefone adaptado para todas as deficiências nos principais locais públicos.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Taboão da Serra precisa melhorar acessibilidade

No dia 21 de Setembro de 1982, após encontro entre os movimentos sociais, foi instituído o "Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência". Em Taboão da Serra, assim como em outras cidades, o desafio é conseguir melhorar as condições de acessibilidade das pessoas deficientes. Para isso é necessário melhorar o transporte, adaptar os prédios públicos, parques, escolas, hospitais, ruas e ainda lutar contra o preconceito da sociedade.

O Censo de 2000 aponta que mais de 26 mil pessoas, portadoras de deficiências, moram em Taboão da Serra. Porém, sete anos depois, a estimativa é que esse número seja ainda maior. Afinal, a população da cidade continua em um processo de crescimento. Em 2006, moravam na cidade 224.643 pessoas (SEADE). A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que 10% da população mundial apresenta algum tipo de deficiência. Sendo Mental (5%), Física (2%), Auditiva (1,5%), Visual (0,5%) e Múltiplas(1%).

Para Gian Carlo Arruda, 31 anos, que necessita do auxílio da cadeira de rodas para se locomover, devido a uma Paralisia Cerebral que afetou sua coordenação motora, a cidade não apresenta condições adequadas para o deficiente físico. "Os ônibus circular 2 e 4 demoram muito para passar. Aos domingos eles quase não passam", alerta Arruda. Ele reclama também que os "bancos demoram muito para abrir a porta".

E não pensem que as dificuldades dos portadores de deficiências se limitam apenas a isso. Para a vice-presidente e fundadora da Associação Pró-Trabalho Ocupacional de Deficiente (APTO), Elizabeth Ishii, a cidade ainda tem muito a fazer pôr essas pessoas "As necessidades são muitas aqui em Taboão. Mas não adianta falar só em transporte. E saúde?", pergunta Elisabeth.

A Câmara Municipal da cidade, onde os vereadores discutem e aprovam as leis, é um exemplo (negativo) da falta de acessibilidade. Lá os banheiros não são adaptados, os corredores da sala onde acontecem as sessões são estreitos e o acesso aos gabinetes dos vereadores, para quem utiliza cadeiras de rodas, é impossível porque eles ficam no primeiro andar e o prédio não tem elevador. A Câmara promete amenizar, o mais rápido possível, esses problemas. Vai instalar interfones em todos os gabinetes e aumentar o espaço nos corredores.


Escadaria de acesso ao gabinete dos vereadores.

Por Allan dos Reis

Não percam:

  • O que a cidade tem feito para melhor a vidas dessas pessoas
  • Qual a opinião e as solicitações das Ongs e do Conselho Municipal
  • Para quem reclamar?
  • Conheça o trabalho de Ongs que lutam pela inclusão dos Portadores de Deficiências
  • Leia o relatório da "I Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência" que serviu como base para elaboração do plano de ação enviado ao prefeito recentemente

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Noite tranquila na Câmara

A noite desta terça-feira, dia 18, na Câmara Municipal, foi marcada por homenagens às Pessoas Portadoras de Deficiência. A gritaria, que costuma tomar conta da Casa, se rendeu a simpatia dos jogadores de Bocha Paradesportivo, Felipe Codina e Gian Carlo Arruda.

Assim como aconteceu na semana passada, dia 11, subiram a tribuna representantes de entidades que atendem pessoas portadoras de deficiências. Na próxima sexta-feira, dia 21, é o "Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência". Acompanhe a partir de amanhã uma série de reportagens sobre os DEFICIENTES FÍSICOS na cidade.

Nesta Sessão foram aprovados:
Projetos de Lei

048/2007,de autoria do vereador José Valdevan Santos, e que dispõe sobre "Dia do motorista e cobrador de transporte coletivo (ônibus) no município de Taboão da Serra".

070/2007, de autoria do vereador José Luiz Elói, e que dispõe sobre "Proíbe a realização de feirão de veículos automotivos no âmbito do município de Taboão da Serra, e dá outras providências".

O outro Projeto de Lei, 109/2007, de autoria do vereador Marco Antonio Porta. e que dispõe sobre "Denominação de Praça Pública que especifíca e dá outras providências". (Herbert Cristian Toba Capiotto - " Beto"), foi vistado por 5 dias porque será analisado se a área comporta uma Praça.

Entrega da Liderança:
O vereador Paulo Félix não é mais o líder do PSDB na Câmara. Ele transferiu a função ao vereador Dr. Savazzi do mesmo partido. Félix afirma que deixa a liderança, principalmente, devido a problemas de saúde.

Visita:
Carlos Adão, político, possível candidato, economista e conhecido por suas pichações, visitou a Câmara. Com a camisa abotoada até o pescoço, o óculos de forma arredonda e um sorriso no rosto, Adão ficou pouco tempo no fundo da sala. Na saída entregou, após uma conversa rápida, a este blogueiro, o livro "Dize-me Com Quem Andas - Mary McCarthy". O livro será doado à biblioteca municipal em breve.

Por Allan dos Reis

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Que bonito é...

Foto tirada por este blogueiro na terça-feira passada, dia 11, em uma rua de Taboão da Serra. O jornalista Milton Jung, apresentador da Rádio CBN, publicou a foto em seu blog.

Diário Oficial:

A prefeitura de Taboão da Serra contratou a empresa de publicidade ALDO SILVEIRA FALCO PUBLICIDADE para prestar Serviços Técnicos de Publicidade, relativos à divulgação de atos, programas, obras, serviços e campanhas de interesses do município de Taboão da Serra pelo prazo de 12 meses. Início: 11/09/2007 a 10/09/2008.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

FIM DE SEMANA

DIA 14 - SEXTA-FEIRA

  • FEIRA DE PÃES E ARTESANATOS - LOCAL: PRAÇA NICOLA VIVILECHIO - HORÁRIO: 9h às 16h
  • SARAU DA CULTURA - LOCAL: RUA DAS CAMÉLIAS, 20 - PQ. ASSUNÇÃO - HORÁRIO: 20h30

DIA 15 - SÁBADO

  • SESSÃO 2 : DARINI - INICIAÇÃO ESPIRITUAL DOS MENINOS XAVANTES - LOCAL: ESPAÇO CULTURAL RESISTÊNCIA E OUSADIA (Avenida Dr. José Maciel, 584) - HORÁRIO: 17h45 - TERÁ UM BATE-PAPO COM ROSA GAUDITANO, Produtora do vídeo- ENTRADA GRATUITA

DIA 16 - DOMINGO (Este blogueiro fará fotos do evento e publicará durante a próxima semana - INFELIZMENTE NÃO PUDE COMPARECER AO ENCONTRO E POR ISSO NÃO TERÁ PUBLICAÇÃO DE FOTOS)

  • 5º ENCONTRO DE FUSCAS E CARROS ANTIGOS - LOCAL: ESTACIONAMENTO DO SHOPPING TABOÃO - HORÁRIO: 9h às 14h - ENTRADA GRATUITA (EXCETO PARA VEÍCULOS PARTICIPANTES - 2kg de Alimento não perecível)

CINEMA: SHOPPING TABOÃO

(R$ 14,00 inteira / R$ 7,00 Aposentados, menores de 12 anos e estudantes portando a carteirinha do ano letivo com foto)

EM CARTAZ: A HORA DO RUSH 3; CIDADE DOS HOMENS; EU OS DECLARO MARIDO E... LARRY; INSTINTO SECRETO; OS MENSAGEIROS; OS SIMPSONS - O FILME

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

No meio do caminho tem alguma coisa?

A Prefeitura diz:

"No meio do caminho tinha uma pedra

Tinha uma pedra no meio do caminho"

Que o poeta, Carlos Drummond de Andrade

nos desculpe, estamos PAVIMENTANDO

O PDT Taboão diz:

"No meio do caminho tinha uma pedra, tinha um pedra no meio do

caminho"... Nos desculpe o poeta: mas agora só tem buraco e cratera.

E o poeta diz o quê?

No meio do caminho

No meio do caminho tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

tinha uma pedra

no meio do caminho tinha uma pedra.


Nunca me esquecerei desse acontecimento

na vida de minhas retinas tão fatigadas.

Nunca me esquecerei que no meio do caminho

tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

no meio do caminho tinha uma pedra.

Nome: Carlos Drummondde Andrade / Nascimento:31/10/1902 / Natural:Itabira - MG / Morte:17/08/1987


Clique Aqui e conheça um pouco mais sobre o poeta

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Centro de Reabilitação e Fisioterapia provoca discussão na Câmara

A noite desta terça-feira, dia 11, na Câmara Municipal foi marcada, novamente, por ataques da oposição ao prefeito Evilásio Farias (PSB). A defesa ficou por conta dos vereadores Natal (PP), Wagner Eckstein (PT) e Marco Porta (PSB). Desta vez o alvo é o Centro de Reabilitação e Fisioterapia, inaugurado no dia 26 de agosto, pela prefeitura no Jd. Guaciara. A Oposição, encabeçada pelos vereadores Dr. Maurício André (DEM), Dr. Savazzi (PSDB) e Paulo Félix (PSDB), reclamam que o Centro foi feito em um galpão antigo que não pertence a prefeitura, do uso do telemarketing (com a voz do prefeito) para promover o Centro e do número superestimado de atendimentos (previsão de 1000 mensais) pelo centro.

Foto: Site da Prefeitura


Nesta sessão foram aprovados:
PROJETOS DE LEI

131/2007, de autoria do Executivo Municipal, dispõe sobre: "A Criação de bolsões residenciais, no âmbito do município, e dá outras providências".

127/2007, de autoria do Vereador José Luiz Eloi, dispões sobre: "Denominação de pública que especifica e dá outras providências". (via existente e ainda não denominada – Jardim Scandia – Vereadora Maria das Graças da Silva).
.
023/2007, de autoria do Vereador Claudinei Pinheiro Monteiro: "Denominação do Centro de Logística da Prefeitura "João Jorge Cravo Roxo – Ginho" (Centro de Logística da Prefeitura, conhecido como "Usina").
.
REQUERIMENTO
196/2007 – A Câmara solicita ao sr. Prefeito informações completas sobre as Ongs, Oscips e Entidades Civis sem fins lucrativos existentes na cidade. Dentre as informações solicitadas estão cópias dos estatutos, valores repassados para cada uma, benefícios tributários, benefícios que elas trouxeram aos munícipes e quem são eles, entre outras solicitações.
.
INDICAÇÃO
O vereador Dr. Savazzi solicita, em Caráter de Urgência, que "seja criado sistema de transporte aos usuários de serviço de Fisioterapia" devido às dificuldades de locomoção e utilização dos transportes coletivos aos pacientes.
.
VISITA DO PRÉ-CANDIDATO:
Dr. Khaled, presidente do PDT Taboão, esteve ontem, dia 11, na Câmara para acompanhar o trabalho dos vereadores. O partido distribui jornais com críticas à prefeitura. Sentado na terceira fileira, o presidente do partido recebeu saudações de todos, elogios da oposição (devido às matérias publicadas no jornal) e críticas do vereadores da base do governo (que alegam que as fotos estão desatualizadas).

terça-feira, 11 de setembro de 2007

'Felicidade Interna Bruta'


Por Leonardo Boff* (publicado originalmente pela ADITAL)

Butão é um pequeníssimo reinado hereditário nas encostas do Himalaia, espremido entre a China, a Índia e o Tibet. Não tem mais que dois milhões de habitantes, cuja maior cidade é a capital Timfú com cerca de cinqüenta mil moradores. Dentro de poucos anos está ameaçado de quase desaparecer caso os lagos do Himalaia que se estão enchendo pelo degelo transvasarem avassaladoramente. Governado por um rei e por um monge que possui quase a autoridade real, é considerado um dos menores e menos desenvolvidos paises do mundo. Contudo, é uma sociedade extremamente integrada, patriarcal e matriarcal simultaneamente, sendo que o membro mais influente se transforma em chefe de família.

Butão possui algo único no mundo e que todos os paises deveriam imitar: o "índice de felicidade interna bruta". Para o rei e o monge governante o que conta em primeiro lugar não é o Produto Interno Bruto medido por todas as riquezas materiais e serviços que um pais ostenta, mas a Felicidade Interna Bruta, resultado das políticas públicas, da boa governança, da eqüitativa distribuição da renda que resulta dos excedentes da agricultura de subsistência, da criação de animais, da extração vegetal e da venda de energia à Índia, da ausência de corrupção, da garantia geral de uma educação e saúde de qualidade, com estradas transitáveis nos vales férteis e nas altas montanhas, mas especialmente fruto das relações sociais de cooperação e de paz entre todos. Isso não chegou a evitar conflitos com o Nepal, mas não tem desviado o propósito humanístico do reinado. A economia que no mundo globalizado é o bezerro de ouro, comparece como um dos itens no conjunto dos fatores a serem considerados.

Por detrás deste projeto político funciona uma imagem multimensional do ser humano. Supõe o ser humano como um nó de relações orientado em todas as direções, que possui sim fome de pão como todos os seres vivos mas principalmente é movido pela fome de comunicação, de convivência e de paz que não podem ser compradas no mercado ou na bolsa. Função de um governo é atender à vida da população na multiplicidade de suas dimensões. O seu fruto é a paz. Na inigualável compreensão que a Carta da Terra elaborou da paz, esta "é a plenitude que resulta das relações corretas consigo mesmo, com outras pessoas, com outras culturas, com outras vidas, com a Terra e com o Todo maior do qual somos parte"(IV,f).

A felicidade e a paz não são construídas pelas riquezas materiais e pelas parafernálias que nossa civilização materialista e pobre nos apresenta. No ser humano ela vê apenas o produtor e o consumidor. O resto não lhe interessa. Por isso temos tantos ricos desesperados, jovens de famílias abastadas se suicidando por não verem mais sentido na superabundância. A lei do sistema dominante é: quem não tem, quer ter, que tem, quer ter mais, quem tem mais diz: nunca é suficiente. Esquecemos que o que nos traz felicidade é o relacinamento humano, a amizade, o amor, a generosidade, a compaixão e o respeito, realidades que valem mas não têm preço. O dramático está em que esta civilização humanamente pobre está acabando com o Planeta no afã de ganhar mais quando o esforço seria o de viver em harmonia com a natureza e com os demais seres humanos.

Butão nos dá um belo exemplo desta possibilidade. Sábia foi a observação de um pobre de nossas comunidades que comentou: "Aquele homem é tão pobre mas tão pobre que tem apenas dinheiro". E era notoriamente infeliz.

* Teólogo. Membro da Comissão da Carta da Terra

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

CPI em discussão

Correção: A CPI para investigar a Ong Solar dos Unidos, ligada ao vereador Moreira, não foi aprovada, mas também não foi descartada. Apesar da assessoria ter confirmado a informação (da aprovação da CPI), e este blogueiro ter dado a notícia, o vereador e presidente da câmara José Luiz Elói me confirmou na terça-feira que ainda estão estudando o caso. Foi criado um grupo de 7 vereadores para discutir o tema.
Foto: Allan dos Reis

Segundo informações oficiais da Câmara Municipal de Taboão da Serra foi aprovada o pedido de CPI contra a ONG Solar dos Unidos, ligada ao vereador Moreira, para verificar possíveis irregularidades. O vereador nega que o pedido tenha sido aceito. Nenhum outro vereador foi encontrado para confirmar ou negar essa informação.

Abaixo a nota enviado pela Câmara Municipal

"O presidente da Câmara Municipal, vereador José Luiz Elói solicitou o recurso de sessão secreta por falta de decoro parlamentar. O resultado foi favorável a abertura da CPI para investigar possíveis irregularidades na ONG Solar dos Unidos, ligada ao vereador Moreira."

Notícia alterada no dia 14/09 às 17h para correção de informação.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Confusão marca sessão na Câmara

A noite desta terça-feira, 4, na Câmara dos Vereadores de Taboão da Serra ficou marcada pelas confusões. Empurra-Empurra, palavrões, gritaria e por pouco, mas por muito pouco, as pessoas não entraram em confronto físico. De um lado os partidários do governo e do outro a oposição.

(Esq.) Empurra-Empurra entre a população. (Dir) Vereadores tentar entrar em acordo sobre a CPI

O pivô da confusão é a inauguração de uma creche no Jardim Salete, no dia 25. O vereador e presidente da câmara Elói (PMDB) acusa o vereador Moreira (PT) de transportar crianças de outra creche (Jd.Clementino) para gritarem o nome do petista no evento.


Elói pede abertura de CPI contra Moreira

Eloi pediu a abertura de uma CPI para investigar as possíveis irregularidades na ONG Solar dos Unidos, ligada ao vereador Moreira. A sessão chegou a ser interrompida diversas vezes devido as confusões e para conversas entre os vereadores.

Antes da sessão secreta para decidir a abertura ou não de uma CPI o vereador Moreira foi a tribuna dar a sua versão sobre o fato. Disse que tudo foi um mal entendido. "Por ser tratar de crianças que já me conhecem, há muito anos, lá do Clementino, evidentemente as crianças, talvez tenham se exaltado nos aplausos", afirma.

Moreira sobe a tribuna para se explicar

Mas seu discurso também foi para afirmar, assim como outros vereadores fizeram, que a câmara não irá fechar a PAC (Programa de Assistência a Criança) já que muitas mães estavam lá porque alguém disse isso à elas.


Vereador Elói discute com mulheres a respeito do PAC


Post alterado no dia 06/09/07 às 17h20