terça-feira, 17 de março de 2009

Números divergentes em site comemorativo da prefeitura

Por Allan dos Reis

A Prefeitura Municipal de Taboão da Serra criou um website para comemorar os 50 anos da cidade, completados no dia 19 de Fevereiro. O site trás fotos, conto a história da cidade e disponibiliza dados sobre diversos temas como mortalidade infantil, população, PIB entre outros, mas os números apresentados pela prefeitura estão desatualizados e, no caso do Índice de Mortalidade Infantil, os números não batem com os dados oficiais publicados pelo Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE).

Segundo informações do site comemorativo a Mortalidade Infantil corresponde a 13 mortes por mil nascido vivos. Porém, o último número oficial, refere-se a 2007, e diz que são 14,02 mortes por mil nascidos vivos. O Blog Taboão em Foco solicitou os números de 2008 ao SEADE e à Secretaria de Saúde do município, mas ambos afirmam não ter os números de 2008 fechado.

A assessoria de imprensa do município, que acaba de atualizar alguns números no site comemorativo, mantém as 13 mortes por mil nascidos vivos, e ressalta que o município ganhou o prêmio Pró-Vida 2008 pela diminuição dos índices de mortalidade infantil com base nos dados do SEADE com esses números.

Já para o Responsável pela Regulação, Avaliação e Controle da Secretaria de Saúde, Fausto Souza Martino, os números de 2008 devem estar disponíveis "apenas no meio do ano", disse por telefone.

"site apresentava dados desatualizados sobre o município"

"Seade e Secretaria de Saúde não confirmam taxa de mortalidade"

(Fotos: Reprodução de site comemorativo da prefeitura)

Nenhum comentário: