sábado, 4 de julho de 2009

Espaço Aberto

A Importância do Planejamento Familiar

Dr. Marcos Raul de Almeida Souza
é advogado e foi candidato a vereador em Taboão da Serra em 2008

A importância da população de se conscientizar sobre o planejamento familiar é muito importante e está disciplinado na Lei 9.26396 Lei do (Planejamento familiar), razão pelo qual sua importância é fundamental.

Nosso país é democrático, todos tem direito de ir e vir, fazer e deixar de fazer senão em virtude de lei, pois o planejamento familiar não é uma imposição legal para que as pessoas principalmente as mais carentes não tenha filho, pois todos podem ter a quantidade de filhos que quiser, caso haja uma imposição legal esta será inconstitucional.

No entanto, em dias atuais verificamos que muitas adolescentes estão tornando-se mães muito jovens e se quer concluíram o ensino fundamental e ou médio, principalmente jovens das regiões periféricas das cidades, seja em Taboão ou em outras, e tal situação ocorre em menor frequência na classe média, conforme pesquisas já elaboradas atualmente, a classe média limitam-se a quantidade de filhos até dois ou três no máximo.

Essa situação faz com que essas jovens mães abandonam a escola para se dedicarem à maternidade, causando dificuldade em concluir os estudos tendo que trabalhar, para sobreviver impedindo a ascensão social.

Pois a lei de planejamento familiar é para incentivar o controle da natalidade, como vemos diariamente nas reportagens feitas nas periferias as crianças crescem sem base moral e educação de qualidade, muitas sem a presença paterna, e ficam as mesmas à mercê da marginalidade, em razão do grande número de pessoas que cresce a cada dia.

A saúde pública é um caos não se tem médicos, na educação a cada dia há falta de creches e escolas, não conseguindo suprir o grande número de crianças em idade escolar, além de que os professores são desmotivados pela desvalorização dos salários.

Assim, precisamos cobrar dos Governos Políticas Públicas em âmbito social e ter a participação da população junto a essas comunidades, com palestras e informações sobre o planejamento familiar, principalmente nas escolas para que os jovens tenham a consciência do que uma gravidez precoce pode ocasionar e repercutir em suas vidas e no futuro, pois como o mercado de trabalho está a cada dia mais exigente, necessitando de pessoas qualificadas (graduação, pós e idiomas), os jovens tem que abandonar os estudos.

Resta claro e cristalino que tal situação, impede a ascensão social, uma vez que é a educação a peça fundamental para a melhoria de vida das pessoas em todos os aspectos.

E com educação as pessoas têm censo crítico e torna-se exigente, cobrando mais ações dos seus Representantes para o bem comum da população.


* O Blog Taboão em Foco não se responsabiliza pela opinião de terceiros
* Qualquer cidadão pode participar. Basta entrar em contato através do email: allandosreiss@gmail.com

2 comentários:

Anônimo disse...

É muito importante a reflexão da população sobre o artigo do dr. Marcos Raul, uma vez que a sociedade surge da família e se a família é desestruturada o País será também se estrutura. Quando houver maior controle e planejamento familiar a qualidade d vida das pessoas melhorarão, parabéns Dr. Marcos Raul pel artigo, precisamos de condidatos e novos líderes com esse pensamento para mudar a situação do país e da sua população através de políticas públicas.

Anônimo disse...

O planejamento familiar deveria ser mais discutidos nas escolas e associações mediante palestras, esclarecendos aos alunos a importância de planejar uma familia. Nas classes média é dado prioridade ao estudo e qualificação profissional, após a universidade é que vão pensar em forma familia. Já nas classes pobre acontece diferente, há muita jovens que ficam gestante, param de estudar e muita vez não terminal o ensimo médio, muito menos ingressa em uma universidade , dificultando a entrada no mercado de trabalho con salário dígno, não tendo qualquer perpectiva de ancessão social. Parabéns Dr. Marcos Raul, porque você não foi eleito, você será candidato na próxima eleição? É de candidatos com essa visão que precisamos no Taboão, e não esses vereadores que almentaram o IPTU.