quarta-feira, 1 de julho de 2009

Jornalistas da região se unem em prol da obrigatoriedade do diploma

da Frente Regional de Jornalistas

Os jornalistas de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra fizeram na noite desta segunda-feira, dia 29, a primeira reunião da categoria na região. O principal tema debatido foi a obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo. Os profissionais da área tiveram a orientação do Sindicato dos Jornalistas, órgão que defende a classe.

"jornalistas profissionais discutem como reagir ao fim da exigência do diploma"

Os profissionais reunidos decidiram criar a Frente Regional de Jornalistas, que irá participar de atos e movimentos em defesa do diploma, organizar a categoria nas seis cidades do Conisud e realizar a primeira Conferência Regional de Comunicação. “Queremos organizar a classe e para isso precisamos contar com o apoio da maioria dos jornalistas para termos uma representatividade cada vez maior”, disse Sandra Pereira.

Para o diretor do Sindicato, André Freire (foto), é na faculdade que o estudante forma a ideia do que é ser jornalista. “É ali, no banco da faculdade, que ele vai se formar comunicador”, afirmou. André ainda lembrou que o Sindicato existe para pautar essas lutas que são de interesse da categoria.

O jornalista Maruzan Corado disse que considera fundamental a obrigatoriedade do diploma e acha que a precariedade da profissão é fruto da desunião da classe. “Acho que essa é a chance de um recomeço. Essa discussão é importante, porque somente com jornalistas diplomados, com uma formação sólida, teremos mais ética dentro da nossa profissão e isso é bom para todos”, defende.

A Frente Regional de Jornalistas pretende contar com o apoio de outros profissionais que morem nas cidades da região, mesmo que não atuem na imprensa regional. Os estudantes de jornalismo também estão sendo convidados para participar do movimento “Essa é uma luta de uma classe inteira, queremos o apoio e a participação de todos”, garante a jornalista Sandra Pereira.

A Frente Regional de Jornalistas irá criar um site para divulgar as lutas da categoria, além das conquistas. Uma delas, já foi anunciada pelo prefeito Evilásio Farias, que garantiu que mesmo com a queda da obrigatoriedade do diploma só irá contratar profissionais formados em jornalismo para trabalhar na assessoria de imprensa da prefeitura de Taboão da Serra.

Os jornalistas ou estudante que queiram entrar em contato com a Frente podem enviar um e-mail para sandra27pereira@gmail.com ou edutoledo@uol.com.br.

Participaram da primeira reunião os jornalistas Allan dos Reis, Roseli Abreu, Cristina Aguilera, Sandra Pereira, Renata Gomes, Elke Lopes, Maruzan Corado, Mário Aparecido, Eduardo Toledo, Sandra Martins, Marcelo Sousa e Severino. Outros sete jornalistas não puderam comparecer no encontro, mas estão participando da mobilização.

Fotos: Allan dos Reis

Um comentário:

David da Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.