O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quarta-feira, dia 17 , por 8 votos a 1, que para exercer a profissão de jornalista não será mais necessário a obrigatoriedade do diploma de jornalismo. A decisão apenas regulamenta a realidade dos municípios cortados pela BR-116.
Em Taboão da Serra, e na região do Conisud, temos uma infinidade de jornais. A grande maioria desses veículos de comunicação não tem qualidade técnica, compromisso com a verdade, ética e esquece que o grande compromisso do jornalista é com você: LEITOR. Os moradores dessas cidades também estão acostumados a receberem, em período eleitoral, no quintal de suas casas porcarias travestidas de informação. É a manipulação jornalística usada com fins eleitorais.
Não bastasse isso, todos os finais de semana as bancas de jornais são abastecidas por jornais que publicam apenas materiais produzidos pelas assessorias de imprensa das prefeituras, das câmaras e dos vereadores. Isso quando não 'chupam' matérias de outras fontes de informação e escondem a origem dela ao leitor.
Outro grave problema da nossa imprensa é não falar com as autoridades do município. São raras as publicações, isso quando não produzida pelas respectivas assessorias, com as opiniões das autoridades responsáveis pela área debatida. Como falar em saúde e não ouvir ninguém da Secretaria de Saúde? Como falar de segurança e não falar com secretários e delegados?
O Blog Taboão em Foco, que ainda engatinha no município, tem compromissos claros: Ética, Responsabilidade, Respeito as Fontes e Compromisso com o leitor.
Um comentário:
Poxa Allan, você poderia fazer uma matéria sobre a praça horizontal do Jardim América que foi rapidamente construida antes das eleições e, apos as eleições foi abandonada do jeito que estava. Na avenida Brasil temos duas faixas contínuas, as únicas faixas duplas "duplas" do Brasil.
Um abraço e força.
Postar um comentário