sexta-feira, 26 de junho de 2009

Perueiros vão em busca de apoio dos vereadores

Por Allan dos Reis

Minutos antes do início da sessão legislativa desta terça-feira, dia 23, a câmara municipal já estava lotada. Membros das cooperativas de transporte público foram pedir ajuda aos vereadores para que a licitação no setor não saia nos moldes atuais.

Alegam que é a morte da categoria. Fim do emprego de centenas de trabalhadores.

A licitação está emperrada há tempos. Não saiu até agora porque havia cinco liminares impedindo a abertura do edital. Hoje não tem mais nenhuma.

A briga nos bastidores começou muito antes. Na noite anterior, de segunda para terça, negociaram com o prefeito. A reunião terminou só às quatro da manhã. A palavra do mandatário não foi suficiente. Encontraram nos vereadores Valdevan Noventa (PV) e Eloi (PMDB) um pouco de esperança.

Noventa é presidente da Comissão Permanente de Transporte. Eloi o presidente da câmara. Queriam o apoio do líder do governo, Paulo Félix, mas não conseguiram.

A sessão começou com os discursos dos líderes da Coopertab e da Coopergente. Marlene Araújo, Marcelo Ribas (ver vídeo) e Antonio Lucas da Silva querem sobreviver.

Eloi apresentou dois requerimentos. Quer informações sobre diversos assuntos na área de transportes. Da quantidade de ônibus que circulam no município ao valores que são recolhidos de impostos.

Porém, o líder do governo pediu vistas, por cinco dias, e com exceção do vereador Noventa o pedido foi aprovado. Ponto. Na semana que vem, última sessão do semestre, se necessário, o pedido é prorrogado mais uma vez. Depois, só em agosto.

A pedido do Eloi foi criada uma comissão para acompanhar e conferir as dificuldades no transporte público. Mais uma na casa. Esta terá a presença de um vereador de cada partido.

Félix, Cido, Natal, Noventa, Valter Paulo, Olívio, Eloi, Eckstein e Aprígio são os integrantes da desta comissão.

Paulo Félix partiu para o ataque. Os perueiros queriam uma comissão de investigação. Não há fato determinado, mas queriam. O Líder avisou: “CPI aqui não vai passar. Isso é seguro”, avisou.

Prova que tem a grande maioria dos parlamentares na mão.

Às 20 horas. Fim do primeiro tempo. Fim do expediente.

Na Ordem do Dia apenas um Veto Parcial e duas urgências especiais. Empréstimo junto a Caixa e a criação do conselho de cultura. Tudo aprovado por unanimidade.

O tema da noite era mesmo o transporte.

“se for preciso parar a cidade ou parar a BR para trazer a grande mídia não temos que ter medo”, incentiva o presidente da câmara.

Noventa fez um breve balanço. Falou sobre algumas irregularidades que a empresa Pirajuçara comete na cidade. Uma delas vai parecer esquisita. É o excesso de ônibus nas ruas. Isso mesmo. A empresa, segundo as acusações, coloca mais ônibus para circular para sufocar os perueiros.

Quando entrou em cena novamente o vereador Paulo Félix partiu para o ataque. Usou a ironia para falar com os perueiros.

Primeiro leu um documento da cooperativa com diversos pontos que já estariam concluídos. Porém, na realidade não os foram. Gerou protestos e vaias. Mas era um documento oficial e assinado por um integrante da cooperativa.

Em seguida lembrou-se das lutas ao lado da categoria. Da época em que enfrentava a ‘Tropa de Choque’ nas ruas. Não corria. Não chamava a mamãe. Seguia firme.

Chamado de mentiroso ficou bravo. Atacou. “tem gente que vai chamar mamãe, mamãe, na hora do confronto”.

Lembrou que política não é jogo de criança. Não é dama. Aplicou o golpe fatal.

O xeque-mate veio quando o líder lembrou que às cooperativas só têm uma alternativa. Negociar. Não há mais liminares. A licitação pode sair a qualquer momento.

Sentiram o golpe. No final da sessão se aproximaram de Félix. Conversaram, cumprimentaram e pediram para que o vereador não os abandone. Fim do jogo. Xeque-mate.

CÂMARA EM NÚMEROS

Indicações:

Foram aprovadas 71 indicações. Os temas mais solicitados são: recapeamento asfáltico, instalação de lombada, limpeza de bueiro, placa de sinalização, iluminação pública, entre outros.

Olívio: 3

Cido: 3

Eckstein: 3

Macário: 9

Depieri: 16

Carlos Andrade: 37

Requerimentos:

Foram aprovados 3 requerimentos. Votos de pesar e louvor, além de solicitação junto ao executivo para instalação de serviço de hematologia.

Nóbrega: 1

Carlos Andrade: 1

Depieri: 1

Nenhum comentário: