quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Eu Vi e Ouvi - Bastidores da Câmara

Por Allan dos Reis
CÂMARA AUTORIZA PREFEITURA A FIRMAR CONVÊNIOS

A Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou a primeira sessão, nesta terça-feira, dia 4 de Agosto, depois do recesso parlamentar ocorrido durante o mês de julho. A cidade durante todo o dia clamava a entender: Por que o prefeito demitiu seus 15 secretários municipais?

Na Ordem do Dia tinham três vetos aposto pelo prefeito. Em acordo, os vetos ficaram para próxima sessão. Foi aprovado um pedido de vistas por 5 dias.

Os vetos eram muito pouco para os projetos que viriam a ser aprovado.

Na área educacional, os projetos de lei autorizam a prefeitura a firmar convênio com instituições de ensino. Neste caso é para conceder bolsas de estudos no programa de faculdade de terceira idade. O executivo também está autorizado a firmar convênio com o Centro Paula Souza, instituição responsável pelas ETEC e FATEC.

Segundos antes da aprovação o Líder do Governo, Paulo Félix, incluiu, também em urgência especial, o projeto de lei 77/09, que institui um programa de concessão de benefícios pela assistência social do município.

Porém, uma emenda do presidente da câmara, José Luiz Eloi, isolou e revoltou o líder do governo que chegou a ligar ao prefeito. Não teve jeito. Para conseguir o apoio de todos os vereadores, o presidente abriu para que outros colegas subscrevessem as propostas.

Não teve jeito. Félix perdeu. “não dá para ganhar todas”, afirmou no final da sessão. As emendas foram aprovadas. Pela emenda a prefeitura também vai dar dentaduras, fraldas geriátricas, óculos, colchão, gás entre outros itens. O líder garante que o prefeito vai vetar. Constrangido, mas vai vetar.


PEDE PRA SAIR

Outro projeto de lei aprovado é o que autoriza a prefeitura criar um programa de demissão voluntária. Claro, com bônus salariais. O líder do governo afirma que são “grandes benefícios”.


VOLTA LOGO

Os vereadores exigem a volta, imediata, ou a nomeação do Secretário de Saúde. O motivo é a gripe suína. Eles pedem também a volta do Secretário de Transporte porque o trânsito está caótico.


BINGO

A aposta dos vereadores é que por aproximadamente dez secretários, demitidos na noite de segunda, voltem aos seus postos de trabalho. A aposta é descobrir quem voltará. E você apostaria em quem?

ELEIÇÕES 2010

Outro assunto dos bastidores é a eleição de 2010. De um lado alguém diz ‘o meu deputado estadual é fulano de tal. O federal será aquele outro’. Entre os vereadores a conversa é quem vem para o “nosso partido”. Na tribuna o ataque está direcionado aos deputados estaduais que ganharam votos na região.

O clima promete esquentar até o fim do ano. O próximo verão promete ser ainda mais.


POR UM NOVO CONSELHO TUTELAR

Os membros do conselho tutelar do município compareceram a câmara para acompanharem o voto de louvor oferecido pelo vereador Olívio Nóbrega. Porém, a presença marcou o início da mobilização de alguns vereadores por melhores condições de trabalho.

Eles desejam a criação de um novo conselho e aumento salarial. Desde o final do ano passado alguns conselheiros se sentem perseguidos. Problemas com a polícia, roubo da residência do presidente e algumas pressões externas.

Nenhum comentário: