sábado, 15 de agosto de 2009

Eu Vi e Ouvi – Bastidores da Câmara

Por Allan dos Reis
Secretariado

As exonerações e nomeações de todos os secretários continuam sendo o tema mais comentado na cidade. Porém, a imprensa, os vereadores e os partidos políticos não podem se esquecer de um detalhe. Essas nomeações são atribuições exclusivas do prefeito. Ele exonera e nomeia a qualquer momento e qualquer um. Claro. Não tão simples assim.

Convocados

Não parecia que a câmara iria rejeitar o convite para que os secretários municipais comparecessem a casa. Foi uma surpresa e tanto quando o placar anotou 6 a 5.

Defesa Partidária

Quando o vereador Paulo Félix (PSDB), eleito por um partido da oposição, assumiu o posto de Líder de Governo na Câmara Municipal, ele se comprometeu a responder a altura sempre que o seu partido fosse atacado. Ontem o bate-boca foi com o petista Wagner Eckstein. A pauta foi as encrencas que a governadora gaúcha, Yeda Crusius, tem enfrentado com a justiça.

Detalhe: na legislatura passada a briga partidária era entre os vereadores Professor Moreira (PT) e Olympio Savazzi (PSDB). Ambos não foram reeleitos.

Valadão

Paulo Félix afirmou que só votaria a favor do requerimento solicitando a recondução de Antônio Valadão à Secretaria de Finanças caso a votação fosse unânime. E não é que foi.

Discussão

O vereador Olívio Nóbrega (PR) pediu para discutir todos os requerimentos após a convocação dos secretários ser reprovada. Todos que estavam na pauta serão aprovados na próxima semana.

Duas palavras

Paulo Félix diz, sem citar nomes, afirmou que tem vereador que fala uma coisa na sala de reunião e outra no plenário.

Frenologia

Após o vereador Carlos Andrade afirmar que só a frenologia explica o que se passa na cabeça do prefeito, a correria foi para encontrar um dicionário. Será que explica?

O Senado Municipal

O Vereador Paulo Félix (PSDB) comparou a Câmara Municipal ao Senado Federal. Pegou mal. Todos queriam saber quem era o ‘Vereador Sarney’. No final da sessão, o líder explicou a comparação. Semelhança apenas na falta de credibilidade que o povo tem na classe política. Ah bom!

Milhagem

Antes da explicação do líder, o vereador Carlos Andrade foi logo avisando que “a câmara não tem e nem usa passagem aérea”.

Opinião Pública

Paulo Félix explicou o seu discurso à imprensa após ser questionado pelo presidente da câmara, José Luiz Eloi, se teria ou não comparado a casa ao senado. Félix disse que se referia a pesquisas de opinião pública que desqualifica todos os poderes legislativos.

Exemplo Regional

“Nós nos espelhamos em vocês”, afirma ter ouvido o vereador Carlos Andrade de parlamentares da região.

Disco Riscado

Uma coisa é certa quando Carlos Andrade vai a tribuna. Vai criticar os deputados estaduais da região que, segundo o vereador, não “movem uma palha” para trazer recursos.

Forças Ocultas?

Para o presidente da câmara, uma das possibilidades para o retorno dos secretários pode ter sido influenciada por forças ocultas chamada de pressão política.

Falta

O vereador Macario (PT) faltou à sessão. A justificativa não foi informada durante a sessão.

Nenhum comentário: