terça-feira, 25 de agosto de 2009

Prefeito explica a reforma política

Em entrevista coletiva ocorrida no último dia 20 de Agosto, no CEMUR, o prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias, explica a polêmica criada com as exonerações dos secretários municipais. Confira os melhores momentos abaixo.

"O poder não está apenas numa espinha dorsal, está
sustentada em várias colunas e isso nós mostramos nessa cidade", afirma o
prefeito.

Prefeito Dr. Evilásio, o senhor acabou exonerando e contratando todos os secretários. Era essa a sua intenção? Teve alguma mudança de planos durante o processo de reforma do secretariado?

Eu nunca dei nenhuma informação e nenhuma entrevista nesse processo e nunca falei que iria ter reforma administrativa agora. E nunca falei que iria ter trocas de secretários. No mês de dezembro, todos os secretários assinaram um pedido de exoneração e eu guardei comigo porque no começo é mais confuso para fazer esse processo.

Nos seis primeiros meses eu fiz a gestão política, adequação, a compatibilização da gestão com os partidos, com a câmara, com os suplentes. Foram seis meses numa discussão longínqua, mas teve fim. E no segundo semestre a gestão passa a ser mais administrativa.

Eu tomei a iniciativa, de usar a prerrogativa que eles mesmos me deram e eu exonerei a todos. E isso também é uma demonstração da nossa parte que o prefeito tem o controle, o prefeito tem esse direito.

Mas por que nós reconduzimos todos ou quase todos. Primeiro lugar nosso governo foi muito bem aprovado e foi aprovado nas urnas e esse governo foi feito com esse corpo técnico, com esse corpo de assessores. Segundo, eu deixei muito a vontade os secretários que não tinham vontade de continuar. O professor César Callegari está de férias, não está demissionário, mas eu sinto que o César Callegari não é só do pertencimento de Taboão da Serra. O Callegari hoje está sendo, até pelo plano de carreira do Fundeb, que ele é um dos gestores, solicitado para dar consultoria em centenas de países.

Ele já vinha desde o início do ano alegando dificuldades, falta de tempo, sobrecarga de trabalho, mas eu deixei ele muito bem a vontade. Uma personalidade como o César não pode ser exonerado. Então ele tirou férias e vai analisar se da para compatibilizar. E está na mão dele decidir se continua secretário ou se deixa o cargo e vai nos servir na condição de consultor do município.

Isso não traz prejuízo a cidade? Sendo que a cidade ficou 4 ou 5 dias sem nenhum secretário..

Não. Porque a prefeitura não parou. Quando os secretários tiram férias de um mês a secretaria não pára.

Mas todos os secretários...

O projeto que nós temos é de governo. Não é só de secretários. Entendeu. Isso foi possível até para demonstrar como nós temos técnicos capazes e bons que dão sustentação a nossa administração. Não incorremos em nenhum prejuízo, não houve nenhum sacrifício para o município e não tivemos nenhum problema. A gestão continuou normal e assim deve ser porque hoje não é só o governo que conduz. Hoje a condução do município é pelo controle social. É através das entidades. Enfim, é assim que deve ser.

Quando você observa, mais do que trocar secretários, quantos países caem os primeiros ministros e o país continua? As instituições são sólidas. O poder não está apenas numa espinha dorsal, está sustentada em várias colunas e isso nós mostramos nessa cidade.

Dr. Evilásio, o único cargo que o senhor não nomeou foi a Secretaria de Trânsito. O Senhor está esperando alguma definição do (vereador) Carlos Andrade? Ou o senhor já tem em mente reconduzir o Claudinei (ex-secretário)?

Essa secretaria é um espaço reservado ao Partido Verde. O PV é um partido muito coerente, ajudou muito na administração e ajudou muito na campanha. Eu diria que foi um dos partidos que mais colaborou na minha campanha.

Têm um grupo de pessoas muito compromissadas, sérias e cabe ao partido. A indicação cabe a mim o poder de veto. Eu sei que o PV tem responsabilidade. É a sua representação e amanhã (sexta-feira passada) deve estar consolidando a representação deles.

O prefeito não espera que o (vereador) Carlos Andrade volte para a Secretaria de Trânsito?

Eu pensava que o Carlos depois da posse (como vereador) reassumisse a secretaria, mas o desejo dele é continuar na câmara. Certamente pelo projeto político que ele pretende desenhar.

Nenhum comentário: